terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sombras e Ossos - Leigh Bardugo


51eKS-mwjQLTítulo Original: Shadow & Bone
Título: Sombra e Ossos
Série: Trilogia Grisha
1- Sombras e Ossos
2- Sol e Tormenta
3- Ruína e Ascensão
Autor(a): Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

















A trama é difícil de engatar no início, devido aos termos do mundo que a autora criou mas, ao pegar o ritmo da leitura, o leitor se vê imerso num universo incrível, muito bem construído, com plot twist atrás de plot twist e querendo cada vez mais da história, cada vez mais desse universo. As reviravoltas vão acontecendo uma a uma e é impossível não se envolver e começar a tentar pensar no que irá acontecer no próximo capítulo.

A protagonista, na minha opinião, foi um dos pontos fracos do livro. Ela é mimada, irritante e completamente aversa à mudanças. Alina reclama o tempo todo do treinamento, do poder, da vida que está tendo e demora a querer realmente tentar fazer as coisas darem certo. Ela também se mostra bastante pessimista em alguns momentos e eu tive dificuldades em criar afeto pela personagem.

Entretanto, os personagens secundários foram o ponto alto do livro. Todo o mistério que rodeia o Darkling, o seu poder  único, o jeito como ele pensa e até o modo como seduz me cativaram e fizeram dele o meu personagem preferido. Maly também não ficou pra trás, se mostrando um personagem de muita atitude e personalidade, com ótimas ideias para consertar os erros cometidos por Alina. Vale também citar a adorável Genya, que me conquistou com sua doçura e sinceridade.

Toda a parte artística desse livro é muito linda, muito bem feita e ajuda muito para introduzir o leitor no mundo Grisha. A capa é bonita, contendo elementos que remetem à história que será contada (o mesmo acontece nos outros volumes). No início do livro há um mapa que mostra Ravka, a Dobra das Sombras e os territórios ao redor, o que me ajudou muito da metade para o final do livro. O início de cada capítulo também é levemente decorado com arabescos, detalhe que eu particularmente gosto muito.

Apesar de certa lentidão nas primeiras 100 páginas, o livro é uma leitura muito rápida quando você entra na história. O link para o segundo livro é intrigante e não seria incomum se você devorasse os três volumes em semanas. A introdução ao mundo Grisha foi muito bem feita e me fez conhecer mais desse universo fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário