segunda-feira, 28 de junho de 2021

Bom Dia, Verônica - Ilana Casoy e Raphael Montes


Título Original:
 Bom Dia, Verônica
Livro Único
Autores: Ilana Casoy; Rafael Montes
Editora: DarkSide Books
Onde Comprar: Físico | E-book
Sinopse: Chegou a hora de abrir a caixa e revelar muito mais que um mistério - uma parceria, um pacto vivo a quatro mãos, um suspense que atormentou leitores e despertou questionamentos. Qual a verdadeira identidade de Andrea Killmore? Por trás de um thriller hipnotizante e surpreendente, duas mentes sombrias, familiares ao perigo e a todos os amantes da literatura dark: Casoy e Montes.

A rotina da escrivã de polícia Verônica Torres era pacata, burocrática e repleta de sonhos interrompidos até aquela amanhã. Um abismo se abre diante de seus pés de uma hora para outra quando, na mesma semana, ela presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. Verônica sente um verdadeiro calafrio, mas abraça a oportunidade de mostrar suas habilidades investigativas e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Um turbilhão de acontecimentos inesperados é desencadeado e a levam a um encontro com o lado mais sombrio do coração humano.


Eu amei esse livro! Ai, a saudade que eu tava de ler um livro que me prendesse do início ao fim, com suspense, com plot twist e com um final DIGNO, só quem já viveu sabe...



Mas, indo ao que interessa (a resenha rs), aqui a gente vai ter a história da Verônica, que é escrivã da polícia civil na divisão de homicídios e tem uma semana que acontece várias coisas que acabam mudando tudo na vida dela. Quem nunca, né, meninas?!



Pois bem, e vamos de enaltecer. Eu achei que a história foi super bem construída e seguiu um caminho linear, sem ficar dando muitas voltas e enchendo linguiça. Além disso, o suspense, pra mim, foi muito bem estruturado e a reviravolta do final é boa demais pra não ter sido planejada hehe. Desde o início da história os autores nos deram algumas pistas, mas elas só servem pra manter o leitor preso ao livro até ele entender o que cada uma significa, porque você realmente não é capaz de adivinhar aquilo tudo.




Eu gostei mais de uns personagens do que de outros, mas isso acontece em qualquer livro, então vou comentar de pessoas realmente relevantes tipo: nossa protagonista. Gente, a Verônica é um ícone. Ela é inteligente e usa a inteligência dela, recurso tão raro nos personagens ultimamente. E ela nunca desiste daquilo que ela acredita, me identifiquei demais nesse ponto. Os coadjuvantes são bem coadjuvantes mesmo, e alguns a gente sente certo ódio por não fazerem o óbvio, mas a Verônica salva bastante a categoria dos personagens e carrega muito o livro nas costas.



A narração da história se divide entre pontos de vistas e, uma coisa muito legal, é que em pouquíssimos momentos eu me senti perdida sobre quem estava narrando uma parte do livro. A escrita era fluida em todos os momentos, e os personagens foram nos mostrando características marcantes ao longo das páginas que ajudavam muito em distinguir quem estava falando naquele ponto do enredo. Vou ressaltar um ponto aqui: eu AMEI o final. Achei ideal e perfeito, muito bem montado, sem defeito algum e definitivamente a melhor parte do livro. Muito perspicaz e também eu favoritei o livro por conta da parte final.




Esse livro acabou ganhando uma série na Netflix em 2020, com nomes como Tainá Muller, Camila Morgado e Eduardo Moscovis, e que foi renovada para uma segunda temporada em novembro do mesmo ano (apesar de não sabermos quando essa nova temporada estará disponível). A série até fez bastante sucesso entre os assinantes, mas eu, particularmente, vou me manter apenas com o livro. A atuação dos atores é muito bem feita e eles realmente encarnaram seus papéis, mas eu não fui presa pela série como fui pelo livro, o roteiro é MUITO diferente da história original (com direito até a novos personagens) e realmente não curti e abandonei no quarto episódio.





Olhando com um ponto de vista geral, acho muito válido dar uma chance para esse livro, principalmente se você ama um suspense policial como eu. Se quiser dar uma chance para a série também, recomendo assistir antes de ler o livro, ou em paralelo, e quem sabe assim você terá uma experiência melhor do que a minha. Tomem a vacina, usem máscara e mantenham o distanciamento social. 




Beijo no coração de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário