terça-feira, 1 de junho de 2021

1984 - George Orwell


Título Original:
 1984
Livro Único
Autor(a): George Orwell
Tradução: Alexandre Hubner e Heloisa Jahn
Editora: Companhia das Letras
Onde Comprar: Físico | E-book
Sinopse: Winston, o herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na grande engrenagem de uma sociedade totalmente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas onde cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância, nem à vingança do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito. O'Brien, hierarca do Partido dominante em Oceânia, é quem explica a Winston: "Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."

Quando foi publicado, em 1949, poucos meses antes da morte do autor, essa assustadora distopia logo experimentaria um imenso sucesso de público. Seus principais ingredientes - um homem sozinho desafiando uma tremenda ditadura; a paixão furtiva e libertadora pela colega Júlia; os horrores letais - atraíam leitores de todas as idades, à esquerda e à direita do espectro político, com maior ou menor grau de instrução. Além disso, a escrita lúcida de Orwell, os personagens fortes e a trama movimentada e surpreendente garantiram a entrada precoce de 1984 no restrito panteão dos grandes clássicos modernos.


SIM! Eu finalmente li 1984 e fiquei cheia de opiniões pra contar pra vocês. Vamos começar pelo fato de que, se não pela época de lançamento, talvez não haja momento mais pertinente para ter lido esse livro porque só quem vive no Brasil entende o sufoco que estamos passando no nosso cenário político atual.


1984 é um livro super famoso então não vou me prolongar muito em contar a história ou dar um overview do enredo, quero focar mesmo nas minhas impressões sobre o livro, beleza?


Falando em fama, esse foi um dos motivos pelos quais eu fui com ALTÍSSIMAS expectativas em cima desse livro e expectativas geram decepção, e foi o que aconteceu por aqui. Quero deixar claro que não achei o livro ruim, mas eu esperava muito mais do que ele entregou.


O cenário político que o Orwell cria é super complexo, cheio de ironias (o que eu amei!) e extremamente bem construído. Gente, o homem tem o dom pra cenários caóticos. A crítica social desse livro é tão forte e tão presente nos dias de hoje que é até um pouco assustador se formos parar pra pensar com calma, mas considerei que a parte de assustar fazia parte dos planos do autor, e ele fez muito bem feito.


Eu venerei o romance, fui e sou cadelinha do casal Winston e Julia, me julguem. Ai, eu achei eles tão fofos e cheios de química e revolucionários juntos! Foi um mimo a mais no livro que me ajudou muito a continuar a leitura.


Apesar desses elogios, eu achei a escrita do Orwell, mesmo que linda e poética, meio parada. Não acontece muita coisa e a história demora a ter um pouco mais de ação, então é uma leitura um pouco cansativa pra quem for sem esperar por isso. A escrita clássica já é meio lenta por si só, a demora pra um plot twist não ajuda, então se for ler, vá preparado para essas circunstâncias.


Mas, porém, contudo, entretanto, todavia é importante enfatizar que indico essa leitura pra TODO MUNDO porque ajuda muito a entender sobre como funciona uma ditadura e como são a crueldade e a sutileza desse sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário