segunda-feira, 10 de agosto de 2020

As Dez Mil Portas - Alix E. Harrow

Título Original: The Ten Thousand Doors of January
Livro Único
Autor(a): Alix E. Harrow
Tradução: Jacqueline Valpassos
Editora: Universo dos Livros
Onde Comprar: Amazon | Submarino
Sinopse: Hipnotizante e comovente, As Dez Mil Portas acompanha a busca de uma jovem por seu pai desaparecido, seu lugar no mundo e o mistério por trás de um porta inesperada.
Existem verdades sobre o mundo que nunca devem ser reveladas. No verão de 1901, January Scaller, de sete anos, encontrou uma Porta - o tipo de porta que leva ao Mundo das Fadas, ao Valhalla, à Atlântida, a todos os lugares nunca encontrados em um mapa.
Anos depois desse acontecimento, January leva uma vida tranquila e solitária, até que, certo dia, se depara com um estranho livro, que traz o perfume de outros mundos em suas páginas e conta uma história de portas secretas, amor, aventura e perigo. Um livro que poderia levá-la de volta à porta meio esquecida de sua infância. Mas, à medida que January obtém respostas para perguntas que nunca tinha imaginado, as sombras se aproximam.

January é uma criança de sete anos que cresceu numa realidade que nunca foi esperada para alguém como ela. Como uma criança preta em uma sociedade no início do século XX, já é de se imaginar como seria o tratamento que ela receberia das pessoas. Porém, graças ao chefe do pai, ela cresceu em uma enorme casa, sempre vestindo e comendo do bom e do melhor e cheia de tutores e babás. O pai é uma figura ausente e sempre viajando a trabalho, a mãe está fora de cena desde que ela era um bebê e ela tem como figura paternal o dono de sua moradia.

Numa viagem com seu tutor, ela descobre uma Porta no meio de um descampado e logo percebe que aquela não é uma Porta qualquer. Quando abre, se depara com um outro mundo e com uma curiosa moeda que ela nunca havia visto antes. Dez anos se passam, e nesse tempo ela esqueceu da porta e se dedicou em apenas ser uma criança exemplar que sabe o seu lugar, mas isso tudo muda quando January encontra o livro entitulado "As Dez Mil Portas" e memórias voltam a encher sua cabeça e seus sonhos.

A trama desse livro me encantou, devo dizer. Aqui nós temos (em um certo pedaço da história) um livro dentro de um livro, e uma história que te intriga, te envolve e não te deixa largar. Eu amei como não é nada previsível, como a autora conseguiu narrar uma linha de pensamento tão única e divertida. É uma trama pra se entreter e com certeza é uma delícia de ler.

Vamos falar dessa protagonista que já é minha favorita de 2020? Vamos sim. Eu amo a January. Desde sua primeira aparição com apenas sete anos ela já uma personagem cativante e cheia de personalidade e atitude. Ela é esperta, ela é sensata, ela corre atrás daquilo que ela quer. Sabe aqueles personagens burros que o leitor já entendeu tudo o que tá acontecendo e o que precisa ser feito mas o personagem ainda não? Então, ELA NÃO É ASSIM! E eu também amei como ela não é uma vítima. Ela luta quando precisa lutar, ela trabalha quando precisa trabalhar, ela não fica chorando e se lamentando, ela vai e procura mudar a situação e eu amei demais isso.

A escrita da autora é uma escrita simples, sem muitos floreios e poesias, porém é bem envolvente. A narração é bem descritiva pra poder ajudar na imaginação do leitor em relação às cenas mas não chegou a ficar lenta em nenhum momento da leitura pra mim. Mas eu curti muito a ideia, o universo e tudo o que a autora fez com esse livro e mal posso esperar por novas histórias dela.

A diagramação do livro é super tranquila e confortável para os olhos, a capa está lindíssima como vocês puderam ver. Outra coisa que é muito bom e importante de ressaltar é que eu gostei bastante da tradução, não achei que em momento algum foi algo que prejudicou a leitura ou que houveram trechos com a tradução confusa, muito pelo contrário.

Minha única ressalva com esse livro, que fez com que eu tirasse meia estrela da nota final no Skoob, foi o final. Eu achei o final um pouquinho conveniente e muito Disney Channel para o que eu queria. Veja bem, não é um final ruim (muito pelo contrário). Só não é o que eu queria e esperava baseando na minha experiência de leitura.

Esse é um livro sensacional, muito bem escrito, cheio de aventuras mas nada muito exagerado ou fora da realidade. Mesmo sendo um livro de fantasia, não são fantasias daquelas extremamente impossíveis. A magia aqui é a mesma magia que a gente sonha toda noite quando é criança, a magia que só uma criança consegue verdadeiramente acreditar, trazendo muita nostalgia e amor durante a leitura. Uma protagonista incrível, personagens coadjuvantes que também possuem suas próprias histórias e camadas, reviravoltas que eu não esperava acontecer e uma experiência de leitura inesquecível são coisas que podem resumir muito bem o que ler "As Dez Mil Portas" foi pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário