segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart

Título Original: The Disreputable History of Frankie Landau-Banks
Título: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Livro Único
Autor(a): E. Lockhart
Editora: Seguinte
Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva
Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mas atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

A Frankie é uma adolescente que faz parte de uma família classe média-alta e é considerada a princesinha deles. Todos os seus familiares a tratam como se ela fosse um anjo, uma garotinha frágil demais para ter algum tipo de atitude ou opinião. Todos frequentaram a Alabaster, prestigiado colégio interno para alunos do Ensino Médio e ao iniciarmos a leitura, a Frankie está prestes a começar o segundo ano. 

A trama tinha tudo pra ser um enorme clichê e se tornar mais um livro comum de YA que nós já estamos acostumados e não vemos nada demais, mas a autora foi inteligente em guiar a história por um rumo inesperado pro leitor deixa tudo mais interessante. 

A escrita da E. Lockhart é leve e objetiva nesse livro, o que torna a leitura fluida e rápida. Mesmo assim, as descrições são bem feitas e é bem fácil pro leitor de imaginar os cenários e se localizar na história. É também muito rápido de se envolver com a história, os personagens e o universo que é criado. Tudo parece muito real, e é fácil se identificar.

A Frankie é uma personagem muito incrível. Acho que ela é uma das minhas personagens favoritas de 2020. Ela pensa à frente, ela questiona e ela não tá nem aí para o que as pessoas vão pensar. Ela se indigna com o fato de não poder participar de algo simplesmente por ser uma garota e se recusa a aceitar isso. Ao mesmo tempo, estamos falando de uma adolescente então ela também tem aqueles momentos de drama e insegurança que todo adolescente tem e é muito gostoso de ler. Os personagens coadjuvantes todos tem papéis que em certo ponto da história têm alguma relevância, mas num modo geral da história, eu não achei nenhum marcante o suficiente pra ser destacado aqui.

A diagramação do livro é simples, a fonte é boa e não prejudica a visão durante a leitura. Eu sou apaixonada pela capa, acho uma das mais bonitas na minha estante e a Seguinte acertou em cheio em não usar a capa original do livro (que eu acho péssima). Repare na silhueta de bassê que aparece no início e nas pausas de cada capítulo, dando um charme a mais.

É uma história rápida, envolvente, leve e gostosa de ler. O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks pode ser lido em um dia e ser aquele tipo de leitura distração que todo mundo precisa em algum momento. Eu gostei muito dessa leitura, aconteceu no momento certo pra mim e eu realmente adorei muito a protagonista e as ideias que ela tem. De todos os livros que li da autora até agora, esse é de longe o meu favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário