terça-feira, 14 de agosto de 2018

Picta Mundi - Gleice Couto


Título Original: Picta Mundi
Título: Picta Mundi
Livro Único
Autor(a): Gleice Couto
Livro independente
Sinopse: A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.


A trama começa leve, inocente e vai desabrochando como uma flor. As reviravoltas da história vão acontecendo cada vez maiores e aos poucos o leitor se vê imerso e devorando cada página. A história tem poucos momentos previsíveis, mas eles estão ali para amarrar algumas pontas soltas que surgiram nos primeiros capítulos sem que ninguém desse muita atenção. Rola um romancezinho que vai se desdobrando ao longo do livro e faz o leitor torcer por alguma atitude dos personagens envolvidos.

A escrita da autora é leve e flui bem. Apesar de eu ter demorado algumas tentativas para realmente engajar nessa leitura, tive uma boa experiência. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade de se envolverem no início (eu tive!) por se tratar de um infanto juvenil e ter uma linguagem um pouco mais branda mas isso é algo que auxiliou muito na fluidez do meio para o final do livro.

Letícia é uma protagonista um tanto mimada e fico feliz do livro ser narrado em 3ª pessoa pois não sei se suportaria os pensamentos dela por muito tempo. Daniel, por outro lado, é muito atencioso e esperto, pena que fica sempre ofuscado pelo brilho do irmão. Meu personagem secundário predileto foi Donato (eu e minha queda pelos bad guys) que foi muito bem construído, um verdadeiro personagem cruel e frio, que não permitia com que nada abalasse seu objetivo e aquilo que ele acreditava ser o certo.

Eu amei o detalhe das penas em cada início de capítulo, complementou muito bem o livro. A ilustração do início retrata uma cena que acontece lá no final do livro, mas que também é muito linda e a capa é a representação perfeita da história. A melhor coisa da diagramação é o espaçamento entre linhas, que ajuda muito a leitura.

Demoraram diversas tentativas para que Picta Mundi se tornasse um livro lido na minha estante, mas se tornou um queridinho. Uma leitura gostosa, rápida e que ainda me proporcionou alguns conhecimentos sobre a história do nosso país e que é altamente indicada para ser feita em um dia chuvoso com uma caneca de chocolate quente do lado.



Book trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário