terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sobrevivendo à Bienal do Livro de São Paulo


Nós já estamos na metade de julho e daqui a cerca de duas semanas acontece o evento mais esperado para a comunidade literária: a Bienal do Livro!

Em 2018, a Bienal acontece em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi e é um evento enorme, cheio de leitores, autores, editoras, bloggers e booktubers e, é claro, muitos e muitos livros!



Devido ao tamanho do evento, a quantidade de coisas que tem pra fazer por lá, o tanto de autores pra conhecer e por sempre ter gente nova adentrando no mundo literário, eu resolvi vim dar umas dicas pra quem pretende ir para que todo mundo possa aproveitar da melhor forma possível e voltar feliz e realizado pra casa!

Todas essas dicas são baseadas em erros cometidos em experiências passadas que causaram desgaste e frustração. É recomendado o uso sem moderação.

Vamos às dicas?!

Tenha uma lista de prioridades: Como eu disse na introdução do post, a Bienal é um evento muito grande. Tem sempre alguma coisa acontecendo. Um bate papo com autor 'x' tá rolando ao mesmo tempo que a sessão de autógrafos de autora 'y' e ao mesmo tempo que uma palestra de palestrante 'z'.

Gente, não rola participar de tudo, não importa o quanto a gente queira. Então, um dia antes de você ir, entra no site da Bienal e olha a programação. Entrem também nas redes sociais e sites das editoras e autores favoritos também, lá também vão ter várias programações. Escolham os eventos que vocês mais querem ir e escrevam onde e quando vai ser cada um deles. Se tiver dois autores favoritos autografando ao mesmo tempo, vejam se conseguem algum amigo pra ficar na fila de um e você na de outro.

Não tentem se desdobrar em três pra participar de tudo e acabar não participando de nada, ok?!

Chegue cedo: Principalmente aos finais de semana! Não subestimem o público, nem as filas. Cheguem cedo para conseguirem aproveitar melhor o dia e até para conseguir as senhas das programações que vocês querem participar.



Compre seu ingresso antecipadamente: Conselho de quem ficou duas horas na fila pra comprar o ingresso e mais meia hora na fila pra entrar. Poupe seu tempo e compre online.

Roupas confortáveis: Bienal é um lugar onde você anda muito e onde você senta no primeiro cantinho que aparecer. Use roupas que facilitem esse processo. Camisetas ou regatas levinhas são as melhores opções. Levem um agasalho leve pra volta. Chequem a previsão do tempo e qualquer temperatura cima de 24ºC pede shorts e bermudas (vestidos e saias não são muito recomendados pela parte de estar sempre sentando no chão, não sei se é muito recomendado). TÊNIS, de verdade, do fundo do coração, use tênis. Rasteirinhas e chinelos arriscam um pé machucado. Seja amigo do seu corpo nesse dia.



Mochila ou mala de rodinhas: Voltando na parte de ser amigo do seu corpo, livros são pesados. Eu recomendo mais a mala de rodinhas do que a mochila porque dependendo da quantidade livros que você for levar pra casa o risco dessa mochila rasgar e o estrago que você vai causar nos seus ombros não valem a pena.

Não compre por impulso: Bienal significa preços baixos? Sim e não. Ir com esse pensamento é furada porque há livros lá até mais caros, então faça uma listinha com os livros que você mais quer (pra não gastar todo o dinheiro com livros de 5 e 10 reais que a gente sabe que você não vai ler) e a média de preço deles online pra não acabar pagando o pato por lá.



Aproveite os brindes: Os estandes das editoras disponibilizam vários marcadores e outros brindes para os leitores que passam por lá. Normalmente, eles ficam dispostos em diversos lugares do estande ou no caixa, mas tudo bem você perguntar pra algum funcionário caso você não encontre (ali todo mundo só quer compartilhar amor e marcador).

O que eu preciso ter na minha mochila?


  • Água (de preferência gelada e naquelas garrafas de 1 litro);
  • Celular (devidamente carregado);
  • Carregador portátil (você não vai achar uma tomada vazia com facilidade por lá);
  • Livros para autógrafos (se você tem em casa, pra que comprar lá?);
  • Comida (comida na bienal é algo muito MUITO caro. Economize o dinheiro levando de casa e compre mais livros!);
  • Documento (levem RG e pra quem comprar meia entrada é importante levar um comprovante).



Acho que é só isso, gente! Espero que ajude e que vocês aproveitem muuuuito os dias de Bienal de vocês.

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
3 a 12 de agosto de 2018


Avenida Olavo Fontoura, 1209
Santana - São Paulo

Horário de funcionamento:
Durante a semana: 09h - 22h
Finais de semana: 10h - 22h
Último dia: 10h - 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário