quarta-feira, 13 de março de 2019

Sonhos de Avalon: A Última Profecia - Bianca Briones

Hey, bookaholics! Hoje vim trazer uma das minhas leituras mais recentes e especiais, o mais novo livro da minha autora nacional predileta. Vamos lá?!

Título: Sonhos de Avalon - A Última Profecia
Título Original: Sonhos de Avalon - A Última Profecia
Primeiro volume
Autor(a): Bianca Briones
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: O mito do Rei Arthur recontado de maneira totalmente original e com protagonistas jovens femininas Quem nunca sonhou em viver na Idade Média com Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda? E se todas as versões já retratadas fossem uma tentativa de Merlin, poderoso feiticeiro do rei, de mudar o destino? O primeiro volume de Sonhos de Avalon traz a história de Melissa, uma jovem do século XXI, predestinada a voltar à Idade Média para se casar com Arthur e salvar a Britânia e a magia. Porém, quando sentimentos são envolvidos os resultados podem ser imprevisíveis. Dividida entre a responsabilidade que lhe foi dada e a voz de seu coração, Melissa terá que tomar uma decisão que mudará sua vida e a de todos que a cercam.


Sonhos de Avalon pega uma história clássica que todo mundo já conhece: o mito do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Eu sempre imagino releituras de histórias clássicas caminhando em linhas muito tênues. Ou vai ser uma releitura incrível e única ou vai ser um livro ruim, previsível e sem nada de destaque. Ainda bem que esse ficou na primeira opção.

A trama com duas protagonistas foi bem trabalhada. Pra mim, o início foi um pouco lento mas depois foi muito tranquilo e agradável engatar a leitura. A autora soube criar uma história nova e única, porém manteve-se fiel aos principais elementos da conhecida história de fantasia medieval.

Gosto dos cenários e como foram criados e descritos. No início do livro, a autora fez questão de colocar um mapa do universo da história, e ainda lista de lugares e personagens, para que tudo faça sentido na cabeça do leitor. Quatro Estações possui uma vibe fantástica muito gostosa de explorar e o reino da Britânia é enorme, repleto de mistérios e segredos.

Melissa e Morgana, nossas duas protagonistas, são bem diferentes mas ao mesmo tempo tem alguns traços em comum. As duas possuem uma independência muito grande, detestam a ideia de serem salvas e não suportam quando alguém diz que não podem fazer algo simplesmente por serem mulheres. 

A narração do livro é feita dividindo entre os pontos de vista de Morgana e Melissa. Apesar disso, a autora foi inteligente em escrever em terceira pessoa, assim não teve o trabalho de engajar uma leitura em dois pensamentos diferentes. A única coisa que tenho a reclamar disso é que senti falta de mais capítulos de Morgana, já que esta foi, de longe, minha personagem predileta.

Os outros personagens do livro se dividirão em dois grupos pra mim: "amo muito" ou "odeio, credo, sai". Personagens que eu nunca imaginei detestar um dia foram direto para o segundo grupo, e personagens que eu nunca imaginei sequer me importar me fizeram cair de amores, mas todos eles são muito importantes para a história e para trazer melhor sentido à trama.

O final desse primeiro livro não foi necessariamente corrido, porém um pouco superficial. Acho que a autora poderia tertrabalhado um pouco mais em algumas pontas da história para que no segundo livro (é uma duologia) ela só precisasse amarrar tudo de um jeito lindo e arrebatador. Aconteceram muitas coisas ao mesmo tempo, e tudo foi se tornando bastante confuso e corrido. Es pero que no segundo livro tenhamos as explicações e respostas que ficaram faltando nesse primeiro.

O segundo volume dessa duologia sai no segundo semestre de 2019, muito provavelmente deve ser lançado na Bienal do Rio, e eu já estou ansiosa para adquirir meu volume e vir contar tudo pra vocês! Quem já leu, não esquece de comentar aqui o que achou pra trocarmos opiniões e surtarmos juntos hahaha


Beijo, gente. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário