terça-feira, 9 de julho de 2019

Tempo de Dançar - Patricia Beal


Título Original: A Season to Dance
Título: Tempo de Dançar
Livro Único
Autor(a): Patricia Beal
Editora: Pandorga
Sinopse: Ana Brassfield já planejou em detalhes sua trajetória ao palco do Metropolitan Opera House. Mas, quando menos espera, seu primeiro amor, o renomado bailarino alemão Claus Gert, volta à Geórgia para reconquistá-la. Apesar de um começo promissor em sua carreira no balé e o casamento iminente com o arquiteto-paisagista Peter Engberg, Ana se pergunta se os sonhos de dançar no Met são tão impossíveis quanto se mostrou seu envolvimento romântico com Claus no passado. Até que um beijo no palco entre Ana e Claus muda tudo.Convencido de que o beijo foi mais do que um erro que não se repetirá, Peter rompe o noivado. Com Baryshnikov, um cão idoso entrevado pela artrite, e sonhos adiados, mas não esquecidos, Ana vai morar com Claus na Alemanha. Mas o fantasma da falecida esposa de Claus, os sentimentos dela por Peter e a pressão para conquistar um lugar ao sol numa grande companhia de balé são o preço a ser pago pela busca do sucesso. Ana parece prestes a conseguir tudo que sempre sonhou, mas será o suficiente?

Ana já tem sua vida planejada, tanto no lado profissional quanto no lado pessoal. Está de casamento marcado com o cara que ama e no ballet, finalmente conseguiu o papel principal. Tudo está absolutamente perfeito, até que acontece um beijo com seu primeiro amor, Claus.



Os planos poderiam ter permanecido tranquilos, se Peter não tivesse assistido toda a cena. Depois do noivo acabar com todos os planos do casamento, Ana decide arriscar todas as chances e ir viver com Claus na Alemanha, e essa jornada que acompanharemos no livro.

Beleza, vamos lá. O livro tem uma premissa legal, tem algumas vantagens e várias desvantagens ao meu ponto de vista. Uma das vantagens é, sem sombra de dúvidas, o cenário. A autora soube descrever bem cada cenário, ficava fácil de visualizar onde os personagens estavam, de se sentir dentro do livro, e isso me agrada muito. Outra coisa muito legal no livro é a imersão no mundo do ballet. Quem tem um total de zero conhecimento desse estilo de dança pode se sentir um pouco perdido com tantos nomes técnicos, mas por ser um universo que eu sou apaixonada, fiquei muito feliz com esse aspecto do livro.

Sobre os personagens, eu não consegui gostar de nenhum a não ser o cachorro da Ana, o Barysh. De resto, tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes me pareceram rasos e irritantes, todos faziam drama por coisas minúsculas e que não pediam nenhum tipo de tempestade. A protagonista era mimada, e fazia um escarcéu interno toda vez que algo não saía como o planejado (o que é muito ruim considerando que o livro é narrado por ela). Peter e Claus eram dois chatos e o restante dos personagens eram completamente neutros e indiferentes, não fariam falta se não estivessem ali. Definitivamente, os personagens foram o ponto fraco do livro.

A trama é um pouco clichê, mas fica no nível do esperado e aceitável para um livro de romance onde a sinopse já te direciona pra um final, mas confesso que algumas coisas me surpreenderam. Outras surpreenderiam mais se não fosse pelo início do livro, que achei um tanto quanto confuso. Demorei certo tempo pra entender o que estava acontecendo, mas a tática da autora, que alterna presente, passado e presente, foi esperto e prende o leitor.

Não foi um livro que me prendeu e envolveu. Na verdade, demorei certo tempo pra terminar de ler. Mas acredito que não foi uma leitura em vão. Vale lembrar que o livro cita muito a fé cristã, pra quem não gosta, pode até ser uma desvantagem. Não é um livro que eu indicaria comprar, mas caso você já o possua, talvez valha a pena dar uma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário