segunda-feira, 14 de setembro de 2020

As Desventuras de Arthur Less - Andrew Sean Greer


Título Original: Less: A Novel
Livro Único
Autor(a): Andrew Sean Greer
Tradução: Márcio El-Jaick
Editora: Record
Onde Comprar: Físico | E-book
Sinopse: Arthur Less é um escritor medíocre prestes a completar 50 anos. Certo dia, recebe um convite de casamento: o homem com quem teve um relacionamento não tão sério assim nos últimos nove anos está com data marcada para se casar. Ele não pode dizer que vai, pois seria estranho demais, e não pode dizer que não vai, já que seria o mesmo que admitir a derrota. Less pensa: "O que eu posso fazer para não estar na cidade na época do casamento?" Então, em sua mesa, vê vários convites para eventos literários menores no mundo inteiro. O que ele faz? Aceita todos!
O que poderia dar errado? Arthur Less quase se apaixona em Paris, por pouco não morre caindo em Berlim, foge de uma tempestade de areia no deserto do Saara, reserva por acidente estadia num retiro cristão na Índia e encontra, numa ilha deserta no mar Arábico, a última pessoa que gostaria de ver no mundo. Em algum ligar no meio disso tudo, ele faz 50 anos. E, em algum momento em meio a isso tudo, ele encontra seu primeiro amor. E seu último.
Porque, apesar de todos esses erros, de todos esses mal-entendidos, de todos esses enganos, As Desventuras de Arthur Less é uma história de amor.

Arthur Less é um escritor de um sucesso só (que nem fez tanto sucesso assim) e após ter seu novo manuscrito rejeitado e receber o convite de casamento de seu ex, ele resolve que a melhor ideia possível é fugir do evento aceitando convites para diversos eventos literários ao redor do mundo.

A trama nos leva para diversos destinos, onde Less passa por um perrengue diferente toda vez. É um romance nada previsível, e é legal ficar lendo para saber o que acontece no próximo destino. Algumas pistas sobre o final da história surgem do meio pro final, mas é preciso certa atenção para percebê-las.

Less não é o personagem mais cativante do mundo. Ele pratica muito auto-sabotagem ao longo da história, além de não acreditar no próprio potencial. Mas no fim das contas, é um personagem que te diverte e te intriga um pouco. Você não vai torcer contra nem a favor do nosso protagonista, mas vai ficar curioso pra saber o final dele. Os personagens coadjuvantes aparecem mais como suporte de apoio para a história de Less.

Um ponto muito interessante pra mim foi a narração. Nesse livro temos um narrador em primeira pessoa mas que não é o Less. Nosso narrador está contando a história de Less (então poderia ser um livro narrado em terceira pessoa), mas ele acaba se referindo a si mesmo várias vezes além de ser um dos personagens da nossa história. Achei muito legal.

A capa é a mesma da edição americana e eu acho linda. A diagramação é bem de boa, simples e confortável pra ler. A escrita do autor não é a das mais envolventes e os capítulos são bem longos, o que dificulta prender o leitor na história.

Me lembrando bastante a história "A Volta Ao Mundo em Oitenta Dias", foi uma leitura bem legal de fazer. Não entrou pro pódio de melhores leituras nem no pódio das piores. Foi um livro que eu esperava me divertir, dar muita risada e suspirar (como todo chick-lit) mas no fim das contas foi bem mais uma distração pra passar o tempo e entreter. Um clássico livro 3/4 estrelas com um pouco de plot twist.


Nenhum comentário:

Postar um comentário