terça-feira, 14 de agosto de 2018

Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler



Título Original: Twenty Boy Summer
Título: Vinte Garotos no Verão
Livro Único
Autor(a): Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.


Os primeiros capítulos do livro vão contar, de forma rápida e breve, o pequeno romance entre Anna e Matt, melhores amigos de infância que vieram a se apaixonar um pelo outro (pouco clichê), e também narra de forma curta o acidente de carro onde Matt morre. Depois disso um ano se passa e Anna está prestes a viajar para a Califórnia com sua melhor amiga e irmã de Matt, Frankie. Alguns dias antes da viagem as duas propõem uma meta: vinte garotos em vinte dias e a história se desenrola em torno disso.

A trama é bem previsível depois que as protagonistas topam com dois belos surfistas e eu adivinhei basicamente tudo que iria acontecer até chegar as últimas oitenta páginas e eu levar tapa atrás de tapa pra no final a autora simplesmente cravar uma faca de serra no meu coração. É um final muito emocionante e foi o que realmente fez com o que eu me apaixonasse pelo livro.

As nossas protagonistas são bem distintas. A Frankie é desinibida, mas dá pra ver que ela esconde bastante coisa dentro dela só que ela não deixa ninguém perceber isso a não ser que ela queira. Agora, não sei se a escolha mais inteligente foi o livro se passar na cabeça da Anna. Ela me irritou bastante com seu drama e sua indecisão pela promessa que fez ao Matt e que ela sempre era a estrela apagada e blá blá blá. Eu teria aproveitado melhor a leitura se o narrador fosse onipresente mesmo.

A escrita da autora é normal, típica de livros de romance. Porém, acabei sendo surpreendida pela evolução dela pra cada personagem. Os personagens foram crescendo e desenvolvendo cada vez mais camadas (apesar da chatice de alguns permanecer -_- ) e quando chega o final do livro esses personagens atingem um ápice de crescimento que impressiona bastante o leitor.

A capa é a mesma que a original (linda, por sinal) e tem muito a ver com a história. A diagramação da Novo Conceito é sempre muito bonita e detalhista e nesse livro não foi diferente com desenhos de palmeiras e cadeiras de praia em todas as páginas e no início dos capítulos, sendo perceptível o cuidado deles com a edição.

Talvez Vinte Garotos no Verão não esteja na lista de favoritos de 2018, mas com certeza foi um livro que mexeu comigo de um jeitinho especial e que me ensinou algumas coisas pra lidar com perdas e comigo mesma também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário