segunda-feira, 1 de abril de 2019

Crisálida - Andressa Tabaczinski

Título Original: Crisálida
Título: Crisálida
Livro Único
Autor(a): Andressa Tabaczinski
Editora: Oito e Meio
Sinopse: Após uma tempestade, o corpo da jovem Amélia Moura, filha de um importante deputado do Paraná, é encontrado em meio às araucárias, em uma região afastada do centro de Curitiba. Em seu pescoço, marcas de esganadura revelam que alguém teve a intenção de colocar fim à sua vida. A investigação, precocemente arquivada por falta de evidências de um crime, é então reaberta, colocando como suspeitos os pais da jovem, seu ex-noivo, o empresário Rafael Salvatori, e a amiga com quem ela dividia o apartamento.
Alternando um narrador em terceira pessoa, que acompanha as investigações protagonizadas pela delegada Ana Cervinski e pelo policial Júlio Bragatti, com uma escrita em primeira pessoa, narrada pela própria jovem antes de morrer, vamos ficando cada vez mais próximos da verdade.
Quem terá colocado fim à vida de Amélia? Em que uma jovem professora de literatura, reservada e solitária poderia ameaçar os interesses de alguém? Através de um mergulho na geografia e nas tradições de Curitiba, cidade que hoje encontra-se em evidência devido aos últimos acontecimentos políticos do país, Andressa Tabaczinski constrói um thriller sensível e eletrizante. Uma reflexão sobre nossas contradições mais profundas, com um mistério que se sustenta até o final.

Quando eu descobri Crisálida, o primeiro motivo a me fazer querer ler esse livro foi o mistério. Eu sou apaixonada por qualquer policial, então livros com investigações costumam me ganhar fácil. Apesar disso, eu demorei um tempo até realmente procurar ler esse livro e poxa, que tempo perdido foi esse.

A história de Amélia é narrada entre flashbacks da vida dela e cenas depois que seu corpo é encontrado. Eu acho muito fácil pro autor se perder durante esse tipo de escrita, narrando fatos no passado antes ou depois deles serem descobertos no presente, fazendo com que o livro perca um pouco a graça. Bom, isso não aconteceu aqui. A investigação rolava enquanto Amélia ia nos contando os fatos de sua vida e nada se precipitou.

No começo (os primeiros 5 capítulos, mais ou menos), eu senti grande dificuldade de me envolver na história. Os personagens eram muito superficiais, o cenário era raso e o livro simplesmente não conseguia me agradar. Lá pra metade do livro acabei me prendendo mais na história, mas com o maior foco em descobrir o que iria acontecer com a vida de Amélia (a menina cria umas reviravoltas na própria história que minha nossa) e também para descobrir quem e porquê deu um fim à vida de nossa protagonista.

Eis que o mistério é descoberto e o único pensamento que me veio à cabeça foi: podre. Não da história e não do final. Mas do ser humano. O ser humano, as pessoas, nós. O assassinato de Amélia expressa uma realidade trágica na vida de milhares de jovens brasileiros todos os dias. O final do livro me fez chorar muito. Em nenhum momento me senti extremamente tocada pela história, mas a verdade que é expressada no final do livro corta o coração, principalmente daqueles que acreditam que o amor é a maior cura e força existente.

Se eu recomendo o livro? Oras, sem um piscar de dúvidas. Crisálida é uma história a ser lida por aqueles que precisam de um choque de realidade sobre sua hipocrisia. Pode ser para aqueles que, por mais triste que seja isso, precisam saber que não vivem essa realidade cruel sozinhos (meu desejo é que ninguém viva isso) e também para aqueles que só querem um policial rápido e fácil de ler, com um final criativo que sai da maioria dos clichês que já nos acostumamos.

Quem ler o livro ou já leu, não esquece de comentar aqui o que achou. Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido expressar minha opinião como desejava. Até o próximo post, Bookaholics!





PS.: Só mais uma coisa: o assassinato da Amélia, como dito na sinopse, foi estrangulamento. Ao ler o livro vocês vão entender melhor isso. Mas lembrem-se:

Denuncie qualquer tipo de violência. A denúncia pode salvar uma vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário