quinta-feira, 25 de junho de 2020

Tartarugas Até Lá Embaixo - John Green

Título Original: Turtles All The Way Down
Título: Tartarugas Até Lá Embaixo
Livro Único
Autor(a): John Green
Tradução: Ana Rodrigues
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva
Sinopse: Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível "A Culpa É das Estrelas", lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas Até Lá Embaixo.
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido - quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro - enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor - entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas Até Lá Embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e - por que não? - peculiares répteis neozelandeses.

Bom, vamos lá. Aza Holmes é uma adolescente que está nesse momento na metade do Ensino Médio, tem um círculo de amigos bem criativo e uma melhor amiga fiel. Além disso, a protagonista sofre com TOC, um transtorno mental que a acompanha já há alguns anos. No meio desse cenário, um bilionário que cometeu um crime de colarinho branco desaparece e é oferecida uma recompensa de 100 mil dólares para quem tiver pistas que ajudem na sua localização, e acaba que Aza conhece o filho desse homem. A história definitivamente começa quando Daisy (a melhor amiga) quer muito a recompensa e convence Aza a contatar David.

A trama desse livro não é previsível nem ruim, mas eu achei chata, parada e monótona. As melhores partes são quando o foco vai para o transtorno mental da Aza, seus ataques de pânico e como ela tenta lidar com tudo isso. Por ser narrado em primeira pessoal pela protagonista, o livro não poupa detalhes nessas partes e isso é muito interessante e ao mesmo tenso de acompanhar, e foi onde eu realmente fiquei presa. Por outro lado, o mistério que é sugerido na sinopse e que me intrigou a ler o livro não existe. O desaparecimento do bilionário é uma sub-trama, mas não é um foco do livro para prender o leitor.

Todos os personagens tiveram algum problema pra mim em algum ponto do livro, ou então não tiveram problema nenhum e foram insignificantes (na minha opinião). Não consegui me identificar ou me apegar a nenhum deles. Mas pra não sinalizar apenas coisas ruins, seria mentir dizer que os personagens não evoluem ao longo do livro, e é uma evolução que vale à pena acompanhar até o final para quem escolhe fazer essa leitura.

Eu tenho um problema sério com a escrita do John Green desde A Culpa é das Estrelas. Sei lá, mas não bate sabe. Não consigo me situar nos cenários, não consigo pertencer ao universo que ele cria, não consigo me envolver e muito menos achar poético ou minimamente interessante. Acho que simplesmente não é pra mim, mas isso não torna a escrita dele ruim em nenhum momento. Só é uma peça do quebra-cabeça que não encaixa sabe?!

Numa visão geral, esse foi um livro médio pra mim. É ok, vale à pena ler, talvez algumas pessoas possam gostar bastante, mas eu acredito que esse livro não deva ser uma prioridade a não ser que você queira entender um pouco mais da mente de quem sofre com algum transtorno mental, já que isso o livro consegue apresentar muito bem. Do contrário, há leituras melhores e que podem valer mais o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário